Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!

Fernando Sabino

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO NO BRASIL ?

PARTICIPAÇÃO
Como está a Educação do Brasil?
O relatório De Olho nas Metas 2010 mostra que o ensino no país melhorou, mas ainda há muito para avançar

09/05/2011 Texto Redação Educar

EDUCAR PARA CRESCER

Metas do Todos pela Educação devem ser atingidas até 2022
A Educação brasileira está cheia de siglas cabeludas e provas para medição de qualidade: Saeb, Ideb, Prova Brasil, Provinha Brasil, Saresp, Enem... Bom, Enem todo mundo sabe o que é, não é mesmo? Todas essas siglas significam que a Educação brasileira vem sendo avaliada. Sim, não são apenas as crianças e os jovens que passam por provas e recebem notas. A Educação também é medida. Todas essas siglas, portanto, indicam como anda a qualidade da Educação brasileira. Sem o Saeb, o Ideb, a Prova Brasil, a Provinha Brasil, o Saresp, o Enem, sem essas siglas esquisitas não haveria como saber se o seu filho está realmente fazendo o que deveria na escola: aprender.

Desde a década de 90, quando o
Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e outros índices foram criados, ficou possível ver se a escola estava cumprindo o seu papel de ensinar e o jovem tendo atendido seu direito de aprender. Vendo os problemas de aprendizagem do aluno ficou possível melhorar o sistema de ensino da escola. Como não é possível melhorar tudo de uma vez, especialistas ligados ao Movimento Todos pela Educação (TPE), que articula os esforços da sociedade civil, da iniciativa privada e de governos, reuniram-se, há quatro anos, para definir as metas para a melhoria da Educação básica do país. Traçaram um planejamento ano a ano e estabeleceram prazos para o cumprimento dessas metas até 2022. Se o Brasil alcançar todas as projeções até lá, terá chegado a um nível de Educação semelhante ao que têm hoje alguns dos países desenvolvidos como Estados Unidos e França.

Na prática, as metas do Todos pela Educação, se efetivadas, garantem que todas as crianças estariam na escola e teriam adquirido pelo menos o conhecimento mínimo esperado para chegar ao ensino superior. "O estabelecimento de metas para aferir periodicamente a Educação ocupa um espaço estratégico na mobilização do país em torno da melhoria do ensino", afirma Mozart Neves Ramos, presidente-Executivo do movimento Todos Pela Educação. As cinco Metas do movimento, que você lê em detalhe abaixo, abarcam o atendimento escolar, a alfabetização das crianças, a aprendizagem escolar, a conclusão das etapas da Educação Básica, e também volume e gestão dos investimentos públicos em Educação. O primeiro relatório de monitoramento dessas metas foi lançado em dezembro de 2008.

O resultado das metas de 2010 (o relatório se chama De olho nas metas 2010) foi divulgado em dezembro e mostra que ainda há muito a fazer no cenário educacional brasileiro. O destaque desta edição são as informações exclusivas sobre o aprendizado dos estudantes brasileiros, foco da Meta 3. Nenhuma unidade da federação atingiu as metas de aprendizagem para todos os diferentes níveis de ensino.  "A Meta 3 é a chave para aferir a qualidade do ensino no País, para avaliar se o direito a aprendizagem está sendo efetivamente cumprido. E hoje temos dados preocupantes", afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação.
Veja a seguir as metas do Todos pela Educação:

A Meta 1 do movimento é a de garantir que toda criança de 4 a 17 anos esteja na escola.Apesar de ouvirmos sempre que já atingimos a universalização do atendimento escolar no Brasil, isto ainda não é uma realidade para milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos no País. O atendimento está próximo de ser universalizado para a faixa de 6 a 14 anos de idade, na qual temos 97,7% das crianças e adolescentes na escola. Porém, se analisarmos toda a Educação Básica, de 4 a 17 anos, o acesso cai para 91,9%. A região Sudeste tem o maior atendimento (93,5%), e a região Sul o menor (89,5%).
Até o momento não existe um instrumento de avaliação para aferir a alfabetização das crianças nessa faixa etária, o que impede o acompanhamento direto da Meta 2 do movimento Todos Pela Educação. Dada a inexistência de uma avaliação sobre alfabetização infantil aos 8 anos, uma possibilidade de análise indireta é a conclusão do 3º ano (2ª série) do Ensino Fundamental nessa mesma idade. Como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) ocorre durante o ano letivo, a melhor forma de verificar a conclusão é por meio de alunos que cursaram essa série nos anos anteriores. Conclui-se, por exemplo, que uma criança com 9 anos que está no 4º ano do Ensino Fundamental concluiu o 3º ano até os 8 anos, idade considerada adequada. Partindo desta análise, apenas 58,1% das crianças de 9 anos concluíram o 3º ano (2ª série) com 9 anos, considerando as de 10 anos a conclusão desta série é de 84,2%. O estado que tem maior taxa de conclusão aos 9 é o Paraná (79,5) e aos 10 é Santa Catarina (95,1%). O que tem o menor percentual, em ambos os casos é a Paraíba, com apenas 40% aos 9 anos e 67,6% aos 10.
Entre as Metas do Todos Pela Educação, esta, a Meta 3, é a chave para aferir a qualidade do ensino no País, para avaliar se o direito a aprendizagem está sendo efetivamente cumprido, e apresenta dados preocupantes. De acordo com as metas intermediárias estabelecidas pelo movimento para o ano de 2009, apenas 34,2% dos estudantes aprenderam o que deveriam em língua portuguesa no 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental - a meta era de 36,6%. Em matemática, a meta era de 29,1% e 32,6% dos alunos atingiram os resultados esperados. Para o 9º ano (8ª série) o cenário foi inverso: em língua portuguesa, 26,3% dos alunos aprenderam o que deveriam, superando a meta de 24,7%. Já em matemática, apenas 14,8% atingiram a pontuação adequada e a meta era de 17,9%. No Ensino Médio, esta situação se repetiu. Em língua portuguesa, 28,9% dos alunos obtiveram resultado adequado (a meta era de 26,3%). Já em matemática, 11% dos alunos conseguiram desempenho satisfatório para a série, e a meta era de 14,3%.
A Meta 4 do Todos Pela Educação indica que até 2022, 95% dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter completado o Ensino Fundamental, e 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o Ensino Médio. Para as metas intermediárias traçadas para o ano de 2009, o Brasil não atingiu os 64,5% de jovens com 16 anos e Ensino Fundamental completo - ficando dentro de intervalo de confiança com 63,4%. Apenas Acre (66,8%), Sergipe (53,3%) e o Distrito Federal (82,2%) superaram as suas metas. O Rio Grande do Sul (64,7) foi o único a não atingir o objetivo, e os demais estados ficaram dentro do intervalo de confiança.


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