Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!

Fernando Sabino

sábado, 21 de janeiro de 2012

ATIVIDADES COM A FÁBULA: A CIGARRA E A FORMIGA

A CIGARRA E A FORMIGA

A cigarra passou todo o verão cantando, juntando seus grãos. Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa de formiga pedir que lhe desse o que comer. A formiga então perguntou a ela:
– E o que é que você fez durante todo o verão?
– Durante o verão eu cantei – disse a cigarra.
E a formiga respondeu:
– Muito bem, pois agora dance!

ROCHA, Ruth. Fábulas de esopo. São Paulo: FTD, 1993. p.23.

Reflexão sobre a língua

A formiga Cof! Cof! , perguntou:
Explique para as crianças que a fábula é um texto narrativo em que os personagens são animais e que traz uma lição de moral. Não apresente a “moral”. Discuta com eles as situações vivenciadas pela cigarra no  texto.

1) Quem são os personagens?
2) Como se comportam?
3) Onde vivem?
4) Comente a moral da fábula

Leitura e interpretação

1) Ligue o nome ao número de suas letras:

FORMIGA                                                        5
CACHORRO                                                    4
PORCO                                                             6
CAVALO                                                          8
ONÇA                                                               7

2) Ligue o nome à sua letra inicial:

VACA                                                                    M
CIGARRA                                                             E
MORCEGO                                                           C
ELEFANTE                                                           V

Reflexão sobre a língua

3) Complete os espaços com as letras que faltam, formando nomes de animais de cada grupo:

O__EL__A
P__T__O
__ __RD__NH__
P__L__A__ __ÃO
__ __R__E__ O
__ __M__ __ÃO
F__ __ __I__A
C__ V__ L__
G__LI__ __A
SA__M__O
P__ R__ __L__ __G__

4) A mesma letra está faltando em todas as palavras do mesmo grupo (animais brasileiros em extinção). Descubra qual é esta letra.

GUA__Á
CE__VO - DO - PANTANAL
TA__TA__UGA - VE__DE
JACA__É - DE - PAPO - AMA__ELO
LOBO - GUA__Á
MICO - LEÃO - DOU__ADO

5) Complete os nomes abaixo, pois estão faltando duas letras seguidas, que possuem um único som (SS, RR, LH, CH, NH):

CA____APATO                                         
ARARI__ __A - AZUL
CA____O____O-DO-MATO                  
BA__ __IGUDO
PÁ____ARO-PRETO                                            
CO___ ___ EITA

6) Nos nomes abaixo, duas letras seguidas estão faltando. Complete com: (PR, BR, CR, TR):

LA__ __AIA                            
ZE__ __A                                                    
COLI __ __I
__ __EGUIÇA                        
CO__ __A                                             
 __ __IGUEIRO

7-Você concorda com a atitude da formiga em não deixar a cigarra entrar em sua casa? Por quê?

8-Se fosse você, ajudaria a cigarra ou também a mandaria embora?

9- Escreva como ficaria o final da história se a formiga deixasse a cigarra entrar em sua casa.

10- Desenhe a parte que você mais gostou da fábula.

2 comentários:

  1. Muito bom! Vai me ajudar bastante ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu fico feliz em poder ajudá-la, o trabalho com fábulas é gratificante, desde as séries iniciais, o sucesso é gratificante ver o quanto os alunos se envolvem e gostam das histórias.Um abraço.

    ResponderExcluir