Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!

Fernando Sabino

sábado, 21 de dezembro de 2013

INÍCIO DO VERÃO NO BRASIL

O VERÃO NO HEMISFÉRIO SUL!


Em 22 de dezembro, devido à inclinação do eixo terrestre, o Hemisfério Sul recebe mais luz solar, marcando assim o início do verão neste Hemisfério, conseqüentemente o início do inverno no Hemisfério Norte.
Tem início com o solstício de verão (cerca de 21 de junho no Hemisfério Norte e de 21 de dezembro no Hemisfério Sul), e finda com o equinócio de outono (que tem lugar em cerca de 23 de setembro no Hemisfério Norte e a 21 de março no Hemisfério Sul). Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente o verão é também o período do ano reservado às férias.
Um dia de verão
Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco - palavra da qual deriva o termo "estiagem". Atualmente, usa-se a palavra "estio" como sinônimo raro para verão.
No verão chove mais que nas outras estações, pois quanto mais quente a cidade, mais água irá evaporar, sendo então dezembro, janeiro e fevereiro, os meses mais chuvosos no Sul; e junho, julho e agosto no Norte. Porém, San Francisco é uma exceção, o verão e o inverno não possuem grandes diferenças na temperatura (17°C no verão e 10°C no inverno). No inverno chove mais porque o ar frio traz nuvens carregadas.

SITES VISITADOS

http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaverao.html

https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1016&bih=535&q=verao+para+colorir&oq=verao+para+colorir&gs_l=img.12..0.1984.5594.0.7484.18.14.0.0.0.0.344.2405.2-4j4.8.0....0...1ac.1.32.img..10.8.2405.NyxbJKLPvZY#hl=pt-BR&q=paisagem+de+verao+no+planeta+terra&tbm=isch




Nenhum comentário:

Postar um comentário