Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!

Fernando Sabino

domingo, 15 de janeiro de 2012

ATIVIDADES COM O POEMA: A CASA E SEU DONO, DE ELIAS JOSÉ

A casa e seu dono



ESSA CASA É DE CACO
QUEM MORA NELA É O MACACO.
ESSA CASA TÃO BONITA
QUEM MORA NELA É A CABRITA.
ESSA CASA DE CIMENTO
QUEM MORA NELA É O JUMENTO.
ESSA CASA É DE TELHA
QUEM MORA NELA É A ABELHA.
ESSA CASA É DE LATA
QUEM MORA NELA É A BARATA.
ESSA CASA É ELEGANTE
QUEM MORA NELA É O ELEFANTE.
E DESCOBRI DE REPENTE
QUE NÃO FALEI EM CASA DE GENTE.

JOSÉ, Elias. Caixa mágica de surpresa. São Paulo: Paulus, 1984. p.9.

1) Copie, em ordem alfabética, o nome dos animais que aparecem no poema. Represente-os com desenhos.

2) Destaque do poema as palavras que rimam:
Caco rima com .........................
bonita rima com .........................
cimento rima com .......................
telha rima com.............................
lata rima com ..............................
elegante rima com ........................
repente rima com.........................

3) Pinte as palavras que começam com a mesma letra, usando cores diferentes para cada letra ( azul, para a letra c, vermelho para letra m, verde para letra e, marrom para letra m....):

CACO             BONITA           CIMENTO             TELHA
MACACO       CABRITA        JUMENTO            ABELHA
LATA              ELEGANTE     REPENTE          BAILARINA
BARATA        ELEFANTE      GENTE            MARGARINA

4) Encontre os nomes dos animais que aparecem no poema e registre-os:

E E B A R A T A O M A C A C O J U J
W G D R T A S V Y T B D A K U H U U
J U M E N T O S S D E L E F A N T E
H I G T F C V B F D L K N H Y G F V
D H Y N J K D F S R H E V C X Z S S
F G J U C A B R I T A J R D A R C F

5) Ordene as sílabas formando palavras:
CA-MA-CO------------------------------------
TA-RA-BA-------------------------------------
FAN-LE-E-TE----------------------------------
TO-MEN-JU-------------------------------------

6) Escreva o nome de outros animais que iniciam com as letras:
A _________________________________________________
B _________________________________________________
C _________________________________________________
E _________________________________________________
J _________________________________________________
M _________________________________________________

7) Vamos completar com o nome dos animais que são citados no poema.
a) inseto indesejável---------------------------------------
b) produz o mel-----------------------------------------------
c) tem uma enorme tromba----------------------------------
d) animal de carga---------------------------------------------
e) adora comer bananas---------------------------------------
f) feminino de cabrito------------------------------------------

8) Forme 2 frases  com as palavras:

ABELHA -------------------------------------------------------------------
MACAC0 --------------------------------------------------------------------

9) Forme novas palavras, trocando a primeira letra:
   G E N T E                       L A T A
...... E N T E                    .....  A T A
...... E N T E                    ...... A T A
...... E N T E                    ......  A T A
...... E N T E                    ......  A T A

  

Um comentário:

  1. Essa atividade é excelente. Já desenvolvi com meus alunos do terceiro ano e deixei que eles mesmos completassem o poema.

    ResponderExcluir