Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!

Fernando Sabino

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O PROBLEMA EDUCACIONAL, DE MILÔR FERNANDES

Texto adaptado de Milôr Fernandes em Fábulas Fabulosas para leitura dramatizada.

Título:O problema educacional
Cenário A:consultório médico
Narrador
Personagens: mãe,filhinho e doutor
Narrador:_ A mãe leva o filhinho ao médico porque ele não quer comer.
Mãe:_ Doutor,meu filho não come.
Doutor:_ Vou examinar o garoto.
Narrador :_ O doutor examina,pesa,mede e diz para a mãe:
Doutor:_ Minha senhora,não encontrei nada de errado com seu filhinho.Vai ver ele quer comer alguma coisa diferente.vá para casa e,na hora das refeições,pergunte o que ele tem vontade de comer.
Cenário B:casa da mãe e do filhinho
Personagens:mãe e filhinho
Mãe:_ O que você quer comer,filhinho?
Filhinho:_ Uma lagartixa!
Narrador:_ A mãe fica chocada e não sabe o que fazer.Morrendo de nojo,diz para o filho.
Mãe:_Então espera um pouco que eu vou procurar uma na garagem.
Narrador:_ A mãe procura e acha a largatixa na garagem e coloca uma luva para poder pegá-lá e levá-la para o filhinho.
Mãe:_ Pronto,filhinho.Pode comer.
Filhinho:Mãe,você acha que vou comer assim,sem fritar?!
Mãe:_ Então (blergh!),eu vou fritar a lagartixa com manteiga.
Narrador:_ A mãe vai para a cozinha e frita a lagartixa,morrendo de nojo.
Depois coloca no prato e leva para a mesa.
Mãe:_ Aqui está,filhinho.Está boa assim?
Filhinho:_ Não...corta no meio.
Mãe:_ E aí?Não vai experimentar?
Filhinho:_ Eu só como se você comer a metade...
Mãe:_ Mas filho...eu estou sem fome...
Filhinho:_ Então eu como!
Mãe:_ Filhinho,come sua parte primeiro que depois eu como a minha.
Filhinho:_ Não,você tem que comer primeiro.
Narrador:_ A mãe morre de nojo,mas fecha os olhos e engole uma parte da lagartixa sem mastigar.
Filhinho:_ Buááááá,buááááá.
Mãe:_ Que foi filhinho?
Filhinho:_ Você comeu a parte que eu mais queria.Agora não como mais...

FERNANDES,Millôr.FábulasFabulosas.RiodeJaneiro:Nórdica,1991.p.109-111

Nenhum comentário:

Postar um comentário